terça-feira, 20 de agosto de 2013

Jommla Adicionar, Remover e Editar Paginas, Tutorial.

A edição de Páginas no Joomla é simples, apenas precisamos entender que cada caixa de menu que aparece em nosso Website é um modulo. Sabendo isto fica muito fácil entender os menus e a forma como Joomla controla esta parte do site pelo Painel de Controlo. Então vamos colocar as mãos na massa...



1º Temos que entrar no Painel de Controlo do Joomla, para isso só precisamos colocar o endereço em nosso navegador: http://localhost/joomla/administrator/ deverá aparecer uma página igual a essa:







Aqui precisamos inserir os nossos dados, Username: admin, Password: é a palavra passe que criamos no 6º Passo do tutorial Instalação Joomla em Windows. Clique em Login. Vai surgir o nosso Painel de Controle Joomla.






2º Precisamos procurar a opção no canto superior esquerdo com nome Menu e Sub Menu Main Menu, que é o nosso único modulo de menu actual. Assim que entrarmos pudemos ver que apenas temos uma página neste momento dentro do modulo Main Menu que se chama Home.






3º Agora se queremos adicionar mais uma página ao modulo Main Menu, só precisamos clicar na opção New, que fica no canto superior direito.






4º Agora o Jommla quer saber qual o tipo de link que vai estar associado a página do Menu, como podem ver existem vários tipos de links e neste caso eu vou escolher o Articles/Artigos, isto é o Joomla vai me ligar este novo link de Página que estou a criar a um artigo. Depois de seleccionarmos o tipo de link de Página agora temos de escolher também o modo de exibição que pretendemos e neste caso eu vou escolher o tipo Article Layout/Artigo Simples. Isto é vai exibir um artigo.






5º Precisamos agora de preencher o campo Title: Nova Página e Select Article: Teste, no meu caso eu já tinha criado um artigo Teste para conseguirmos fazer este exercício se não conseguirem criar um artigo sozinhos podem deixar um comentário que eu posso fazer também um tutorial.






6º Agora é só fazer Save no canto superior direito.






E como podem ver foi criada uma nova página...






Agora vamos ver no nosso Site Joomla se realmente ela aparece no nosso Modulo Main Menu, http://localhost/joomla/ 
Aqui está a nossa Nova Página com o conteúdo que eu já havia criado anteriormente.






Para removermos a nossa Nova Página ou editar só precisamos usar as seguintes opções no canto superior direito Edit/Editar e Trash/Deletar. Espero que este tutorial vos tenha ajudado a compreender o funcionamento dos menus e páginas do Joomla.








Nenhum comentário:

Postar um comentário