segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Que é o Ubuntu Linux? Devo Usar? Quais as Vantagens e Desvantagens Quando Comparado ao Windows



Ubuntu Linux é um sistema operacional muito similar ao Windows no que diz respeito ao ambiente gráfico, mas completamente diferente em termos de rapidez, segurança e customização. Tem enormes repositórios com programas e jogos gratuitos ou pagos, além disso é um Sistema Operativo gratuito e a sua arquitetura, isto é a forma como foi projetado o torna extremamente forte contra virus e outros ataques prejudiciais para o seu computador. Ubuntu é apenas uma das distribuições linux, existem muitas outras disponíveis, distribuições do linux são como diferentes versões do Sistema Operacional e cada usuário utiliza a que mais gosta, e melhor serve as suas necessidades.

O Ubuntu possui vários programas uteis, posso destacar por exemplo o Firebird que se trata de um gerenciador de email similar ao Outlook do Windows. Quando se trata de redes sociais e mensagens instantâneas temos o Empathy que aceita praticamemte quase todas as contas de suas redes sociais e permite que você troque textos com todos os seus contatos. Temos também o Open Office, a versão livre e gratuita do Microsof Office. Não pense que o Open Office por ser gratuito é inferior ao Microsoft Office pois muitas Empresas já trocaram e estão migrando para o Open Office. Gosta do Firefox? O Ubuntu trás este navegador Web juntamente com a instalação básica, é o navegador padrão.

Falei de algumas ferramentas básicas para vocês que o Ubuntu possui e como podem ver ele já vem com a maior parte dos programas que fazemos uso no dia a dia, então logo após a instalação deste sistema operativo você já tem muitos recursos uteis, e para muitas pessoas todos os recursos necessários para utilização do computador. Estas são apenas algumas das muitas aplicações disponíveis, assim que você começa a utilizar o Ubuntu você pode pesquisar por outros programas que não especifiquei aqui e com certeza vai encontrar o que procura, na maior parte das vezes o software é livre ou gratuito.

Não precisa se preocupar em abandonar por completo o Windows.O Ubuntu pode ser testado primeiro pela opção Live CD, que aparece assim que você coloca o CD de instalação no seu computador ou quando tenta instalar o mesmo. Essa opção Live CD mostra ao utilizador como será o desempenho e aparência do sistema operacional, para que possa decidir se vale a pena ou não seguir com a instalação definitiva para o seu HD (disco rígido).

Se gostar e decidir realmente instalar o Ubuntu, ainda assim não precisa ficar desanimado por ter que se desfazer do Windows porque o Ubuntu pode ser instalado juntamente com o Windows no seu computador. Isto é possível porque durante a instalação o Ubunto detecta o seu Windows e lhe dá a possibilidade de instalar o mesmo lado a lado com o Windows no seu Disco Rigido. No final da instalação assim que o computador reiniciar, terá um ecrã pedindo para que você escolha qual o Sistema Operacional quer usar: Ubuntu ou Windows.

Devo usar, ou testar o Ubuntu? Na minha opinião todos deveriam pelo menos experimentar, porque simplesmente é um Sistema Operativo alternativo ao Windows, no caso de um falhar você terá sempre outro ao qual recorrer. O Ubuntu é um Sistema Linux, logo tem um desempenho ótimo com redes ou internet, como já expliquei acima ataques de Hackers como Virus e Trojans que prejudicam muito o desempenho do seu computador, são muito raros no Ubuntu. É um sistema leve, qualquer computador mesmo antigo consegue usar o Ubuntu e ter um bom desempenho. E por ultimo não menos importante que todos os outros motivos, é um Sistema Livre e Gratuito, você não paga nada para ter, usar ou atualizar o mesmo.

Quais as desvantagens do Ubuntu com relação ao Windows: Para quem ama jogar a maior parte dos jogos não são compatíveis com o Ubuntu, desta forma é uma grande desvantagem. Também não possui o mesmo desempenho/qualidade do Windows quando funciona no Ubuntu, esta é a pior desvantagem na minha opinião com relação ao Windows. Outro problema é a compatibilidade assim como os jogos muitos programas bons só funcionam no Windows e não são compativeis com Ubuntu ou Linux, então para mim o grande problema deste Sistema Operacional esta na compatibilidade, pois a maior parte de programas e jogos são pensados e criados para plataforma Windows que ainda é a mais usada no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário