terça-feira, 20 de agosto de 2013

Instalação Joomla no Windows, Tutorial.

O primeiro passo para procedermos a instalação do Joomla é fazer o download. Após o download do Joomla precisamos de uma outra ferramenta que nos permite simular o ambiente Web no nosso computador, eu conheço 2 ferramentas que podemos usa xampp ou wamp. Neste tutorial eu vou usar wamp por isso podem fazer o download Aqui. Nesse website você só precisa escolher a versão em que o seu windows corre 32/64 bits e fazer o download.



Com o Wamp e o Joomla agora estamos prontos para começar:



1º Crie uma pasta com o nome joomla na pasta www dentro do programa Wamp. No meu caso o caminho é o seguinte C:/wamp/www/joomla







2º Extrair o conteúdo do programa Joomla em formato Zip, para dentro da pasta Joomla que esta dentro do Wamp.









Uma vez extraído todo o conteúdo para dentro desta pasta precisamos ligar o Wamp e assim que o ícone da barra de ferramentas inferior em formato de velocímetro ficar todo branco significa que está tudo ok.



3º Abrir o navegador, de preferência Firefox e digitar o endereço do nosso Joomla que é: http://localhost/joomla









Escolha a língua portuguesa e faça seguinte.









4º Faça proximo...





5º Vai aparecer os termos da licença Joomla faça próximo novamente.









6º Preencha os campos Nome do Servidor: localhost, Nome do Usuario: root, Senha: crie uma senha a sua escolha, Nome do Banco de Dados: joomla. Estas informações serão usadas para comunicação do Jommla com o Banco de Dados Mysql.





7º Na configuração do ftp deixe na opção padrão e clique em Próximo.





8º Preencha os dados Nome do Site: Site Joomla, Seu Email: seuemail@gmail.com, Senha: suasenha








9º Vai aparecer uma mensagem dizendo que não irá ser instalado nenhum conteúdo, clique em ok. Isto quer dizer que o Joomla não vai instalar conteúdo para testes, é bom não colocarmos exemplos porque fica muito confuso, desta forma iremos ter um ambiente limpo para entendermos como tudo funciona. 






10º Parabéns, se consegue ver esta mensagem então tudo correu como esperado e o joomla já foi instalado em sem computador. Agora só temos que apagar uma pasta www/joomla/installation





11º Após deletarmos esta pasta vamos testar o nosso Joomla no navegador para ver se está tudo funcionando. Abra o seu navegador e coloque o seguinte endereço http://localhost/joomla









12º Esta é pagina do nosso website Joomla nos próximos tutoriais vou ensinar mais detalhes e como manipular o website e painel de controlo etc... Espero que este guia vos tenha ajudado Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário