quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Desenvolvimento Sustentável



Nos dias de hoje fala se muito em Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, mas o que isto quer dizer? Bom Desenvolvimento Sustentável significa um Desenvolvimento equilibrado, isto é um desenvolvimento que possiblite a convivência e relação entre Homem e Meio Ambiente. Este assunto está a ser muito falado atualmente devido a fatores como Aquecimento Global, crescente numero de catástofres naturais e os muitos alertas de vários cientistas, relacionado com a libertação de gases na atmosfera que parece estar sempre a aumentar em vez de diminuir.

Desta forma vivemos atualmente de uma maneira insustentável, onde apenas se pensa no lucro e está se a tornar evidente que a vida como a conhecemos está prestes a mudar de forma irreversível. Por este motivo se tem falado tanto ultimamente em desenvolvimento sustentável e na necessidade de criar medidas tanto individuais como coletivas que favoreçam o equilíbrio entre o Desenvolvimento Humano e o Meio Ambiente. Apesar de a maior responsabilidade em termos de poluição não ser nossa, isso não quer dizer que não precisamos de fazer nada muito pelo contrário. Devemos ser os primeiros a mudar os nossos hábitos de forma a dar o exemplo para outros, todos nós temos responsabilidades com a situação ambiente atual e todos nós precisamos ajudar.

Simples gestos fazem toda a diferença, por exemplo a separação do lixo para possiblitar a reciclagem. Podemos também comprar apenas produtos que tenham o rotulo écologico. Este símbolo indica que a Empresa recicla e tem responsabilidade ambiental. E também deixar de consumir sacos plásticos sempre que formos ás compras. É com estes pequenos gestos que pudemos ajudar a mudar o mundo, vamos todos ajudar o Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário