quinta-feira, 26 de abril de 2012

NR33 - Norma Regulamentadora para Espaços Confinados

Devido ao elevado numero de acidentes que estavam ocorrendo em trabalhos relacionados direta ou indiretamente com espaços confinados, o Brasil após 2006 decidiu criar a NR33 Norma Regulamentadora para procedimentos em espaços confinados. Anteriormente existia a NBR 14.787 que continha várias recomendações para serviços em espaços confinados, o problema era que estes procedimentos não passavam de recomendações, e poucas empresas cumpriam e se interessavam por essa NBR. Em 2006 foi criada a NR33 com peso de lei, adoptando vários procedimentos vindos da NBR 14.787 e acrescentando ainda mais alguns. Desde essa data tem vindo cada vez mais a preocupação das Empresas em fazer o treinamento de seus funcionários, pois esta norma diz que todos os trabalhadores que de forma direta ou indiretamente ligados a atividade em espaços confinados precisam possuir pelo menos o curso de 16 horas de treinamento de entrada. Este mesmo curso precisa ser renovado a cada 12 meses.

Infelizmente ainda ocorrem muitos acidentes relacionados a esta atividade, alguns devido a empresas onshore que não respeitam a NR33 devido a falta de fiscalização, outros porque as pessoas fazem o curso mas não colocam em prática aquilo que aprenderam em sala de aula. Ainda existem também aquelas empresas que não respeitam os procedimentos internos de segurança e insistem em fazer os trabalhos de forma precária, por vezes ganham tempo mas esquecem as vidas que ficam em risco.

Este é um treinamento importante, pois este tipo de trabalhos envolve muitos riscos: projeto, acesso e atmosfera. Quando falo de projeto me refiro ao que se destina o espaço, por exemplo um tanque de combustível, tanque de lastro ou mesmo uma cisterna. Pudemos reparar que todos estes espaços foram projetados para uma função, e essa não é permanência humana continua, ao contrário por exemplo de um ónibus, casa, loja, etc... O segundo problema é a dificuldade no acesso, se repararmos os espaços confinados não nos dão muitas opções de acesso, por vezes precisamos de equipamentos para nos auxiliar na entrada, temos que andar curvados dentro deles e também acontece por vezes serem tão pequenos que não é qualquer pessoa que consegue entrar neles. E por ultimo temos o mais conhecido e mortífero de todos a atmosfera, este ultimo item é crucial antes e durante nossa permanência no interior destes espaços, pois ele pode mudar a qualquer momento e causar danos imprevisíveis se não for monitorado e controlado, isto porque devido ao tipo de produto que ele armazena e numero de acessos o ar pode se contaminar bem rapidamente ou existir também a falta ou enriquecimento de oxigénio.

Alguns procedimentos muito importantes os quais devemos ter em consideração sempre que precisarmos entrar em espaços confinados são os seguintes: Os trabalhadores precisam ter o curso NR33 16 horas em dia, é proibido o trabalho isolado em espaços confinados, é necessária uma avaliação prévia do espaço pelo supervisor fazendo as devidas medições atmosféricas e adoptar medidas de segurança e controle que se façam necessárias, é obrigatório o uso de cinto de segurança, linha de vida e o monitoramento continuo da atmosfera precisa ser feito de forma direta isto é os trabalhadores precisam ter com eles um multigás durante a entrada até o término do serviço.

É importante e obrigatório que todos os trabalhadores e envolvidos neste tipo de atividades conheçam os equipamentos que vão ser usados, o trabalho que vai ser executado e quais os riscos envolvidos e medidas de segurança. Desta forma o trabalho irá tornar se muito mais seguro, sendo que todos participam e estão cientes dos riscos. Qualquer anormalia, seja nos equipamentos ou nas medidas de segurança/controle deve ser imediatamente informada ao Supervisor. Nenhum trabalhador deve entrar em um espaço confinado sem que esteja cumprindo com todos os procedimentos de segurança que falamos, colocando sua vida em risco, lembre se que nada vale mais que sua vida.

Isto é apenas um breve resumo desta norma. Para um melhor entendimento e mais detalhes aconselho a leitura do PDF da NR33 segue o link: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BF2FE9B8C247D/nr_33.pdf